Jorge Saraiva
Orador mundial sobre IA, sustentabilidade e cidades… ou apenas um chato com microfone?
Um Português nos Grandes Palcos da Inovação
Formado em Tecnologias de Informação que é, provavelmente, o seu “defeito de formação”, o Jorge precisa sempre de dados, bem estruturados, para tomar decisões. Tecnicamente é um Data Scientist ou, vulgarmente conhecido, por nerd.
Depois de quase 20 anos a liderar empresas globais de software, em 2012 descobriu o fascinante universo das Smart Cities. Um mundo onde tecnologia é só parte da equação: o verdadeiro desafio é juntar pessoas, investigadores, empresários e políticos em ciclos de cocriação que resultem em desenvolvimento sustentável. E, claro, sempre com dados e evidências como bússola.
Jorge liderou o projeto Smart.London, que transformou a metrópole num ecossistema de pequenas cidades e deu origem a um documentário. Presidiu a European Network of City Policy Labs onde, analisando políticas urbanas de quase 80 cidades desenvolveu a metodologia Sustainable Innovation Canvas, reconhecida pela Universidade da ONU. Foi CTO da Twyns, spin-off do município de Amesterdão, dedicada a City Digital Twins com IA.
A pandemia trouxe-o de volta a Portugal, mas não o travou: assumiu a Direção de Inovação para a Transição Energética do grupo tres60 e, atualmente, é VP para a Europa de um grupo de Energias Renováveis: Prozeal.
A sua visão humana e política — mas sempre ancorada em dados — valeu-lhe o reconhecimento como um dos pensadores globais mais influentes em Smart Cities em 2021, numa publicação coordenada pela KAIA (governo Coreia do Sul), com apoio do Banco Mundial.
Já subiu a palcos em todos os continentes, com mais de 100 talks nos maiores eventos de tecnologia, IA e inovação urbana. Em suma, é a pessoa certa para responder á grande questão: a IA é fixe, ou não?


